Quem é que não se lembra e nunca deu boas risadas ao assistir os comerciais do Baixinho da Kaiser?
O personagem José Valien Royo se tornou garoto-propaganda da marca por acaso. Ele era, na verdade, motorista da produtora Nova Filmes, do diretor Cláudio Meyer, que o chamou para completar um casting piloto.
A dupla de criação José Zaragoza e Neil Ferreira achou o desempenho de Royo engraçado, e um tanto atrapalhado, e resolveu mantê-lo como protagonista do comercial com o qual a DPZ ganhou a conta, em 1986.
Na época, o desafio da agência não era pequeno. A novata Kaiser, lançada três anos antes pelos engarrafadores brasileiros de Coca-Cola, precisava enfrentar as então gigantes Brahma e Antarctica. O slogan “A Kaiser é uma grande cerveja, ninguém pode negar”, embalado ao ritmo da tradicional canção “Jolly Good Fellow”, contribuiu para a empatia popular imediata da campanha.
Pouco mais de dez anos depois, no fim da década de 90, a Kaiser já respondia por mais de 15% do mercado brasileiro de cervejas, tendo, inclusive, ultrapassado a secular Antarctica.
Royo jamais conseguiu se desvincular do personagem que o celebrizou nos 16 anos em que esteve no ar, tanto que em 2005 estreou como Zé da Colônia, garoto-propaganda da cervejaria Colônia, mesmo assim continua — e, pelo visto, continuará sempre — sendo conhecido como o Baixinho da Kaiser, ganhou o Brasil e merece ser lembrado.
Abaixo Making Of da entrevista realizada no programa Adnews com José Valien, o baixinho, e com Neil Ferreira, um dos criadores do personagem, esta incrivel vale a pena dar uma conferida ele é uma graça!
Fonte: www.portaldapropaganda.com.br