Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Eduardo e Mônica Polêmica no Viral Veiculado




Após estar um pouco ausente neste Blog me deparei com uma noticia que esta gerando polêmica no mundo da Publicidade, para alguns pode ser uma noticia já abatida ou antiga devido a velocidade no qual a informação é compartilhada, e para outros pode ser novidade mais de qualquer forma não pude deixar de fazer essa publicação. Então vamos lá:

A operadora de Celular VIVO gerou grande midia devido a veiculação nas ultimas semanas com o seu video viral criada por conta do Dia dos Namorados, o Filme "Eduardo e Mônica da Vivo", a peça é bem emotiva ( Soft Self) com a trilha sonora de Renato Russo, resumidamente em uma palavra espetacular e  foi visualizado mais de 1,4 milhão de vezes.

Um dia depois de sua veiculação, um vídeo muito parecido, desenvolvido há nove anos pela Agência Salles D'Arcy - atual Publicis – foi descoberto. As semelhanças são inquestionáveis: a mesma trilha (Eduardo e Mônica, do Legião Urbana), cenas análogas, temática similar, e, para completar, foram criados para operadoras de telefonia celular – a de 2002 foi feita para a ATL, empresa adquirida pela Claro dois anos depois.

As propostas são diferentes, diga-se. O clipe da Vivo tem mais de quatro minutos e dificilmente aparecerá na TV – a não ser que tenha sua extensão reduzida. O da ATL, embora longo para os padrões televisivos, passou em canais abertos e só agora surgiu no YouTube .


A Contestação dos Criadores


O diretor de criação da Agência África, responsável pela peça da Vivo, justifica o fato como “pura coincidência”. Em entrevista ao site Propmark, Sergio Gordilho disse que “há mais de 90 versões de Eduardo e Mônica na internet”, e que o grande mérito de sua empresa foi ter produzido um comercial de “altíssimo nível, com a música integral e com total aprovação da família do Renato Russo”.

Nós desconhecíamos esse comercial da ATL, que foi produzido em outra época da publicidade, quando não havia nem YouTube e nem a Africa. “Subiram esse comercial hoje na internet para tentar melar o nosso sucesso com a Vivo”, acusou o executivo. “A Vivo informa que detém todos os direitos autorais e fonográficos da música”.

Bafônicooo

Humberto Fernandez, diretor de arte da África, trabalhava na Salles D'Arcy na época em que o comercial da ATL foi concebido. Segundo a assessoria de imprensa da agência, o executivo não fazia parte da equipe que o produziu e, em nenhum momento, teve contato com a peça.



Vamos comparar?

 Campanha Vivo 2011-Eduardo e Mônica




Campanha 2000-Eduardo e Mônica



E nesse caso galera podemos considerar plagio a copia que parte do mesmo criador??

Nenhum comentário:

Postar um comentário