Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Nissan gera polêmica com propaganda comparativa contra Ford

A Nissan, fabricante japonesa de veículos, lançou uma campanha para promover o seu modelo Tiida, só que a propaganda ataca diretamente a montadora Ford, que tem o Focus como concorrente do Tiida.

A ideia da agência, a Lew'Lara\TBWA, é ressaltar a diferença de preço que haveria entre o modelo Tiida e seus concorrentes.

A peça veiculada gerou grande polêmica, mostra dois rappers trajados de engenheiros de montadoras concorrentes vangloriando-se do luxo em que vivem por conta do valor que cobram a mais dos consumidores. O comercial chega a exibir um carro da montadora rival Ford, o Focus, inclusive com destaque para a logomarca em alguns momentos.

Caricatos e esbanjadores, os rappers atacam com versos bastante diretos. “O luxo todo que eu tenho; é do dinheiro de vocês. Pagando preço 1.8; por um carro 1.6.”, prega uma das partes da canção.

O deslumbre segue com cenas de champagne em chafariz, casacos de pele, banhos de jacuzzi, mulheres, correntes de ouro, mordomos...  “Queremos chamar a atenção dos consumidores para os diferenciais do Nissan Tiida  por meio do humor das nossas propagandas comparativas, além de polemizar a relação de custo benefício neste segmento”, confessa Carlos Murilo Moreno, diretor de marketing da Nissan do Brasil.
O Tribunal de Justiça de São Paulo foi favorável à Ford e pediu que fosse retirada do ar a propaganda, senão a Nissan poderá ser multada se persistir na ideia sob pena de pagamento de multa diária em caso de não cumprimento.



Essa situação ainda vai dar no que falar a chamada propaganda comparativa é uma pratica de mercado não muito utilizado aqui no Brasil e consequentemente gerara grande polemica.

Agora vamos esperar a repercussão desta campanha e averiguar se caucionara aspectos negativos para os anunciantes da Nissan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário